domingo, 26 de junho de 2011

Hiroshima Mon Amour - Alain Resnais


Título Orignal: Hiroshima Mon Amour
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Marguerite Duras
Gênero: Drama/Guerra/Romance
Origem: França/Japão
Duração: 90 minutos
Tipo: Longa-metragem
Diálogo: Inglês/Japonês/Francês
Legenda: PT-BR
Cor: Preto e Branco

Sinopse:

Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

Projeto CONHECENDO DIRETORES




Alain Resnais (3 de junho de 1922, Vannes) é um cineastra francês conhecido por suas obras-primas de ficção poética, como "Hiroshima mon amour" (1959, com roteiro de Marguerite Duras), e "L'année dernière à Marienbad" (1961, com roteiro de Alain Robbe-Grillet). Ambos os filmes têm como marca o uso de temáticas que abordam questões de "tempo" e "memória". "L'année dernière à Marienbad" é um grande exemplo desse estilo de Resnais, o qual causou estranheza e incompreensão das audiências, frustrando muitos espectadores. Tornou-se um clássico do cinema por não ser - nem um pouco - inteligível.
Resnais também realizou documentários de grande importância na história do cinema, como "Noite e nevoeiro"/ "Nuit et brouillard" (1955), sobre os campos de extermínio nazistas.

 "Meus filmes são uma tentativa, ainda que grosseira e muito primitiva, de aproximar-se da complexidade do pensamento, de seu mecanismo...."

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário